Tecnologia

Jovens brasileiros criam projeto para combater a seca no Brasil e são premiados

01/05/2017

A baiana Emanoella Rodrigues, estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), está entre o grupo de brasileiros que venceu desafio proposto pela Ambev ao apresentar uma solução inovadora para o combate à seca na região do semiárido no Brasil.

 

O projeto, chamado de Desafio Água, a iniciativa foi resultado de uma parceria entre a cervejaria e a BRASA, maior associação de alunos do Brasil no exterior, e incentivou jovens a pensarem em alternativas para combater a grave escassez hídrica enfrentada pela população do semiárido do país. Ao todo, mais de cem estudantes participaram do desafio, que teve três grupos finalistas.

 

A ideia do projeto vencedor é destinar as chamadas águas cinzas, provenientes de processos domésticos, como banho e lavagem de roupa e louça, de Major Isidoro, em Alagoas, para a irrigação de plantas que alimentam ao gado leiteiro da cidade, que é a maior produtora da bacia leiteira de Alagoas. O projeto visa beneficiar tanto os pequenos agricultores quanto a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido.

 

Além de Emanoella, o grupo também conta com Guilherme Damasceno, Maryllya Fonseca e Higor Cerqueira.

Comente

Copyright © Sertão Informado 2005-2016. Desenvolvido por Thiago Formiga