CidadesEducação

Após dez anos de espera, Prefeito Athaíde entrega Creche Zita Abrantes a população do Lastro; Secretário de Educação explica funcionabilidade

A Creche Dona Zita Abrantes ainda vai trabalhar, mesmo que de forma experimental com crianças de 0 à 2 anos de idade

Na tarde desta sexta-feira (17), o Prefeito Athayde Diniz do Município do Lastro, enfim, conseguiu entrar a obra concluída da Creche, Zita Abrantes a população.

há dez anos que o Lastro esperava o término desta importante obra, que passou por dois governos, e somente, agora, Dr. Athaíde Diniz, usando verbas próprias concretizou o sonho daquela Gente.

O Secretário de Educação, Danilo Barbosa, ressaltou que a Creche, Zita Abrantes inicia os trabalhos na próxima semana com 70 crianças encristas, mas a meta é chegar ao final do ano com 100 crianças sendo atendida por aquela unidade, podendo atingir sua capacidade máxima de 120 Crianças.

A homenageada era Esposa do Advogado, Funcionário Público, Roger Bezerra, do Advogado, e ex-candidato a Prefeito do Município, Lincoln Abrantes, do Radialista, Hidroastro Bezerra, e da Bioquímica Rosangela Bezerra de Abrantes.

A Família de Dona Zita Abrantes ficou feliz, ao tempo que agradeceu ao Poder Público Municipal pela honraria recebida.

A Creche Dona Zita Abrantes ainda vai trabalhar, mesmo que de forma experimental com crianças de 0 à 2 anos de idade.

Um Pouco da História

 ERA UMA VEZ…  UM grande SONHO de todas as crianças da educação infantil do município de Lastro, de terem um lugar bonito e acolhedor para brincarem, se desenvolverem e crescerem felizes.

Este sonho começou a ser em construído em 28 de outubro de 2010, quando o prefeito em exercício, José Vivaldo Diniz assinava os primeiros documentos que celebravam junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) o convênio para a construção da creche municipal, através do  ProInfância, que  é um programa de assistência financeira para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

O município foi contemplado com o Projeto padrão de educação infantil – Proinfância Tipo C, que tem capacidade de atendimento de até 120 crianças, em dois turnos.

O sonho ganhava forma, se materializava e com mais de 50% da obra construída, o sonho adormece. A obra permanece paralisada até o ano de 2016. A esperança renasce em 2017 e um longo caminho burocrático precisa ser percorrido.

Após envio de muitos documentos, atendendo às solicitações do FNDE, a obra é reativada e dá-se continuidade a sua construção.

Enfim, após 10 anos de tão longa espera, com muito empenho, compromisso assumido e muito trabalho, o prefeito Athaíde Diniz e o secretário de educação, Danilo Barbosa, entregam à população de Lastro este equipamento, que garantirá com mais qualidade, a oferta da educação infantil, assegurando os seis direitos estabelecidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular):  Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar,

Conhecer-se. Será aqui, na Creche Municipal Francisca Abrantes Bezerra “Zita Abrantes “, que nossas crianças aprenderão valores essenciais à vida.

Neste dia tão especial, no qual celebramos os 59 de emancipação política de Lastro, a palavra de ordem é gratidão, por esta tão grande conquista!

“Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.”

Com esse pensamento, de Malala Yousafzai, concluímos a história de um grande sonho, que hoje se torna realidade e plantamos a esperança no coração de cada criança desta cidade, de terem um futuro com mais oportunidades, pois acreditamos que a educação pública de qualidade é o caminho para a construção de um mundo melhor.

 E o sonho se fez realidade, Lastro-PB, 17 de junho de 2022.

Repórter PB

Deixe sua opinião abaixo via Facebook

Sertão Informado

O sertão informado é um portal de notícias, que está sempre atualizado com as últimas notícias de Sousa, do Brasil e da Paraíba em geral.
Botão Voltar ao topo