DestaquesPolicial

Capitão Feitosa (PM-PB) é agraciado com a mais alta honraria da Polícia Militar do Estado do Pernambuco

A solenidade ocorreu no salão nobre do Quartel do Comando Geral em Recife/PE

RECONHECIMENTO – O Capitão da PMPB, Thiago Gomes Feitosa e Silva, conhecido por Capitão Feitosa, atualmente prestando serviços junto à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP-PB), foi agraciado pelo Governador do Estado do Pernambuco, Paulo Câmara, na manhã desta sexta-feira dia 11 de maio, com a mais alta condecoração da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, como reconhecimento de destaque a autoridades militares e civis, instituições públicas e entidades privadas e aos relevantes serviços prestados à segurança pública daquele Estado.

A honraria, em virtude de ser a mais alta condecoração daquele Estado para um Policial Militar, é algo tido como raro, especial. E esta foi uma proposta feita pelo Cel. Queiroga, que foi peça chave e inclusive recebeu o Título de Cidadão Sousense no último dia 14 de maio, junto ao Comandante Geral daquela corporação que, após crivo do Governador de Pernambuco, foi um dos escolhidos como agraciado o Cap. Feitosa, profissional bastante renomado junto à sociedade sousense. Dentre os demais agraciados encontram-se as mais altas autoridades Civis e Militares, a exemplo de Generais, Cônsul do Japão, Coordenador do GAECO, etc…

A solenidade ocorreu no salão nobre do Quartel do Comando Geral em Recife/PE, que contou com as presenças das mais importantes autoridades do Estado de Pernambuco, tendo os agraciados e seus familiares participado da solenidade de modo virtual, mantendo-se todo a ritualística Militar inerente ao ato solene.

Em contato com a redação do Sertão Informado, o Capitão Feitosa manifestou os seus mais sinceros, verdadeiros e maiores votos de gratidão pela honraria e reafirmou que “Toda honra e toda glória é dedicado ao senhor dos exércitos” SERTÃO!

Histórico do Capitão Feitosa

(Thiago Gomes Feitosa e Silva, o Campinense de nascimento e Sousense de coração iniciou sua carreira policial militar no ano de 2003, quando ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba e foi declarado Aspirante a Oficial em 2005, tornando-se Bacharel em Segurança Pública.

A partir de então, capacitou-se em diversos cursos de especialização na área policial na Paraíba e em outros estados e, após passar pelas cidades de Cajazeiras e Conceição, chegou pela primeira vez à cidade de Sousa e aqui permaneceu cumprindo sua missão até meados de 2011, quando foi convocado pelo Comandante Geral para fazer parte do planejamento e criação do BOPE (Batalhão de Operações Especiais).

Na cidade “Sorriso”, comandou diversas operações de grande repercussão, a exemplo da “Operação Alcatraz”, que culminou com a prisão de mais de vinte pessoas.

Mesmo quando esteve trabalhando em João Pessoa, sempre manteve vínculo com a cidade Sousense, estreitando cada vez mais seus laços de amizade através das visitas frequentes a passeio. Foi inclusive em um desses dias de descanso que o Oficial conseguiu, com a ajuda de Policiais Militares e Civis, solucionar um dos casos que mais chocou a cidade: o Caso Jonas, funcionário da empresa Laticínio Belo Vale. Em menos de 24 horas todos os acusados foram presos.

Trabalhando em Campina Grande, também participou da operação que prendeu os responsáveis pelo “estupro coletivo” ocorrido na cidade de Queimadas, que repercutiu nacionalmente.

Saindo de sua cidade natal, trabalhou mais uma vez em João Pessoa, agora no Grupamento Tático Aéreo. Voar é uma das maiores paixões do Tenente Feitosa, que mesmo trabalhando incansavelmente sempre buscou realizar o sonho de ser piloto de helicóptero. Para isso, concluiu o curso de piloto privado em Minas Gerais e Formou-se em Ciências Aeronáuticas pela Escola Superior de Aviação Civil, em Campina Grande.

Em 2017, em face do grande clamor da população, retornou à cidade de Sousa e se tornou comandante da Companhia de Policiamento Especializado do 14° Batalhão de Polícia Militar, onde desempenhou com maestria o seu trabalho.

Toda a sua trajetória não estaria completa sem o apoio de duas importantes pessoas de sua vida: a mãe Ednalva e o filho Matheus, que hoje é atleta profissional de natação e também pensa em seguir os passos do pai, são seus dois motivos de orgulho e sempre estiveram presentes em todos os momentos.

No dia 14 de dezembro de 2018, merecidamente, O Capitão Feitosa, colheu o resultado de todo o seu esforço e dedicação, recebendo o título de cidadão Sousense.)

Em contato também com a nossa reportagem, o Coronel Queiroga, que foi peça chave para o encaminhamento da honraria ao Comando Geral e ao Govenador do Estado do Pernambuco, emitiu uma nota.

CONFIRA:

“ Oficial paraibano recebe a mais alta comenda da PMPE

Capitão PM Feitosa recebe reconhecimento por valorosa contribuição em operações conjuntas na divisa entre Pernambuco e Paraíba.

A Polícia Militar de Pernambuco está comemorando 196º aniversário e, como é tradição para marcar a data, concede a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, a mais importante condecoração da Corporação, concedida por ato do Governador do Estado, mediante proposta do Comandante Geral.

Criada em 1975, a Medalha do Mérito surgiu como reconhecimento do Estado para autoridades e instituições, militares e civis, que tenham contribuído para o fortalecimento das ações da Polícia Militar de Pernambuco.

Este ano, entre os agraciados, está o Capitão Thiago Gomes Feitosa e Silva, da Polícia Militar da Paraíba, atualmente coordenador de Inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária do seu Estado.

Desde que participou do curso da CIOSAC da PMPE, em 2010, o Capitão Feitosa tem prestado relevantes serviços e se faz valoroso aliado da PMPE, com participação efetiva em operações exitosas no combate ao narcotráfico, em prisões e ações de preservação da ordem pública e em defesa da paz social, realizadas em conjunto entre as Instituições Públicas. A cooperação técnica tem sido de grande valia para a PMPE e a comenda oferecida é uma forma de reconhecer e agradecer o honrado Oficial.

ILDEFONSO AFONSO E. QUEIROGA – Cel QOPM

DIRETOR ADJ GERAL DE ADMINISTRAÇÃO PMPE ”

Da Redação
Sertão Informado

Sertão Informado

O sertão informado é um portal de notícias, que está sempre atualizado com as últimas notícias de Sousa, do Brasil e da Paraíba em geral.
Botão Voltar ao topo