
LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRESS) – A Polícia Judiciária de Portugal prendeu um homem de 23 anos suspeito de ter feito os dois disparos que mataram o brasileiro Luiz Henrique Froede, 22. Segundo a investigação, os dois jovens já vinham se desentendendo havia algum tempo.
A polícia não informou o nome nem a nacionalidade do suspeito, que está neste momento em liberdade, mas obrigado a se apresentar às autoridades a cada duas semanas.
De acordo com a polícia, os disparos aconteceram em uma discussão, após Luiz Henrique Froede ter ido até a casa do suspeito em Alfama, um dos bairros mais turísticos da capital portuguesa.
“No dia dos fatos, o autor encontrava-se em casa quando foi surpreendido pela presença da vítima. Após uma intensa discussão, o autor, empunhando uma arma de fogo, desferiu dois disparos na direção da vítima que a atingiram na região da cabeça e na região torácica”, afirma a polícia, em nota enviada aos jornalistas nesta quarta-feira (14).
Após os disparos, o dono da casa fugiu do local do crime. Segundo a polícia, ele foi capturado no mesmo dia. A arma de fogo usada também foi apreendida.
A nota da polícia corrigiu as informações iniciais sobre a idade da vítima, afirmando que Froede tinha 22 anos. Os primeiros relatos informaram que ele tinha 24.
Ainda de acordo com a polícia, o jovem foi socorrido pelo Inem (Instituto Nacional de Emergência Médica, o Samu de Portugal), mas não resistiu aos ferimentos. Ele morreu no hospital de São José, também no centro de Lisboa, no sábado (10).
Os relatos sobre o que aconteceu na noite do homicídio são contraditórios. Uma reportagem no jornal português Correio da Manhã afirmou que a vítima fora encontrada abandonada em uma rua de Alfama.
Um vídeo obtido pela emissora SIC, feito por moradores, mostra o momento em que ao menos quatro pessoas, falando em português do Brasil, tentaram socorrer a vítima, carregando Froede pelas ruas do bairro.
Nos grupos da comunidade brasileira em Portugal, também circularam diferentes versões sobre o caso.
Natural de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, Luiz Henrique Froede vivia em Lisboa desde 2019.
Internacional Lula discursa na abertura do Fórum Econômico da AL e Caribe, no Panamá Internacional Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados Acordo valida leis sobre uso de informações entre os territórios Internacional Microsoft anula contrato com Israel usado na vigilância de palestinos Decisão ocorre após jornal revelar uso de tecnologia na guerra
Internacional Brasil apresenta soluções de financiamento climático em Nova York Internacional "Tanto Israel quanto a Palestina têm o direito de existir", diz Lula Presidente diz que direito de defesa não autoriza matança de civis