DestaquesEducação

Vice-diretor do campus da UFCG de Sousa/PB, professor Doutor Allan Sarmento defende o retorno das aulas presenciais e afirma que não é o momento para realizar greve

Com o avanço da quantidade de vacinados no país e a redução no número de óbitos causados pela covid-19, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já deveria ter organizado um plano de biossegurança para o retorno das aulas presenciais, que vise inibir a propagação e o contágio da doença dentro da instituição, levando em consideração as peculiaridades de cada Campus e a opinião de médicos infectologistas. Entre as medidas que ele defende estar em: no uso obrigatório de máscara, distanciamento entre carteira com capacidade mínima recomendada, higienização contínuas das mãos, salas com janelas abertas, disponibilidade de álcool 70º em todas as salas, bebedouros com sensores, sinalização horizontal de distanciamento, passaporte vacinal com QRcode, criação de um site de monitoramento por Campus, apoio psicológico, sanitização contínuas das salas, testagem frequente e norma de isolamento caso alguém teste positivo.
Ele lembra, que todos os Estados da federação do nosso país já flexibilizaram as normativas técnicas, com abertura de bares e organização de festas, para tanto, não há justificativa mais para não voltarmos, obviamente, lembrando, devemos considerar todas as medidas de proteção recomendadas. “A vontade é retornar e aprender conviver com a situação, mas com toda segurança e cuidados”. Com relação o passaporte vacinal, técnicos da FIOCRUZ e grande parte dos pesquisadores nacionais e internacionais afirmam que é uma ferramenta imprescindível para o monitoramento e controle da propagação do vírus da COVID-19.
Com relação o indicativo de greve, ele reconhece que é uma luta legítima da categoria na qual ele pertence, respeita todas as decisões tomadas pelo sindicato, mas o momento não é oportuno, já que estamos com um calendário acadêmico atrasado, em um período excepcional de pandemia, em época de eleição no país e um déficit gigante de aprendizagem dos nossos alunos e alunas pela a não adaptação ao ensino remoto.
Sabemos que é o momento é difícil, mas com planejamento aprenderemos a conviver com o vírus da COVID-19 porque acreditamos na vacina e na ciência. Juntos venceremos!!!!
Professor Doutor Allan Sarmento Vieira.
Vice-Diretor do CCJS/UFCG.
Premiado em 1º Lugar, na categoria doutorado, no Prêmio Brasil de Engenharia 2011 – Temática: Recursos Hídricos e Saneamento.
Editor-chefe da Revista Interdisciplinar e do Meio Ambiente (RIMA).
Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental no Semiárido (GAS).

Deixe seu comentário via Facebook

Sertão Informado

O Sertão Informado é um portal de notícias que está sempre atualizado com notícias de Sousa e do Sertão da Paraíba
Botão Voltar ao topo