CidadesDestaquesSaúde

VÍDEO: Frascos de AstraZeneca e CoronaVac e grande quantidade de lixo hospitalar é jogado em terreno baldio no Centro de Sousa

O descarte irregular de resíduos no meio ambiente pode acarretar em sérios problemas de saúde para a população

Um morador da cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, flagrou na manhã deste domingo (4), uma considerável quantidade de lixo hospitalar descartado a céu aberto em um terreno baldio, localizado as margens da Rua Nestor José Sarmento, ao lado da Loja A útil móveis, no Centro da cidade.

A equipe de reportagem do nosso portal (Sertão Informado) esteve ao local e comprovou a denúncia. O material foi provavelmente descartado por funcionários de uma Unidade de Saúde da Família (USF) que fica nas proximidades e é possível identificar que nele contém, frascos da vacina CoronaVac AstraZenecatestes rápidos para Sífilis e Hepatite, seringas de vacinas contra Meningite e frascos de vacinas contra Sarampo, Hepatite A, Febre Amarela, Pneumonia, Gripe e Tétano. Em alguns dos recipientes é possível notar que ainda existe o produto, ou seja, não houve a sua total utilização.

Vale salientar que este tipo de lixo é classificado como perigoso e além de contaminar o meio ambiente, ele pode representar riscos à saúde humana. Logo, é fundamental que todo resíduo seja tratado conforme as legislações ambientais, seguindo todos os protocolos para um descarte seguro e eficiente.

Em contato com a Secretária de Saúde de Sousa Amanda Silveira, ela relatou que o lixo hospitalar teria sido furtado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, de um dos recipientes em que são armazenados o resíduo até que a empresa Waste, a qual é contratada pela prefeitura municipal faça o devido recolhimento. Veja abaixo a nota na íntegra:

O lixo hospitalar foi desprezado em terreno baldio por uma pessoa desconhecida, que furtou da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, a bombona onde é acondicionado pela equipe do PSF, o lixo hospitalar. Lixo esse recolhido pela empresa Waste. Nossa equipe trabalha com responsabilidade e repudia quaisquer atitudes de vandalismo causadas por infratores inconsequentes e sem noção de perigo.

E assim que soubemos do ocorrido, a empresa Waste foi acionada e já recolheu o material deixado pelo desconhecido no terreno baldio.

Amanda Silveira
Sec de Saúde de Sousa

Assista ao vídeo:

 

Veja fotos:

Da Redação
Sertão Informado

Deixe seu comentário via Facebook

Sertão Informado

O Sertão Informado é um portal de notícias que está sempre atualizado com notícias de Sousa e do Sertão da Paraíba
Botão Voltar ao topo