Sexta, 09 de Maio de 2025
Cidades MPPB

MPPB dá 30 dias para gestão informar sobre fechamento do lixão de Patos

MPPB dá 30 dias para gestão informar sobre fechamento do lixão de Patos

21/02/2022 às 14h37 Atualizada em 21/02/2022 às 17h37
Por: Sertão Informado
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta sexta-feira (18/02), reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Patos para tratar sobre as medidas que vêm sendo tomadas para o fechamento do lixão e a destinação correta dos resíduos sólidos. Ao final, ficou acordado que o município deverá informar ao MPPB, em 30 dias, o prazo previsto para encerramento do lixão bem como sobre a proposta de assinatura de um acordo de não persecução penal (ANPP).

Participaram da reunião o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; os coordenadores da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), promotor Eduardo Torres, e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, promotora Fabiana Lobo; o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, acompanhado do procurador-geral do Município, Alexsandro Lacerda, e da secretária de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues.

O procurador-geral explicou as medidas que vem sendo realizadas pelo MPPB desde a gestão anterior com o projeto Fim dos Lixões e destacou que está realizando essas reuniões com o objetivo de debater soluções para o problema, sempre na base do diálogo com os gestores municipais.

O promotor Eduardo Torres falou sobre a proposta de assinatura de acordo de não persecução penal (ANPP) pelo prefeito, no qual se compromete a não mais destinar os resíduos sólidos para lixão dentro de um prazo estabelecido.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, informou que está sendo realizado o procedimento licitatório para a contratação de aterro sanitário para a destinação dos resíduos sólidos do município, bem como já foi realizada a licitação para a contratação da empresa que fará o transporte dos resíduos até o aterro.

Ainda na reunião, os representantes da prefeitura apresentaram ados documentos sobre as duas licitações e também do Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), do lixão, que já está pronto. também foram informadas medidas que estão sendo tomadas e planejadas para a coleta seletiva municipal e para os catadores de material reciclável.

Projeto

De acordo com o último levantamento feito pelo MPPB, 188 municípios paraibanos destinavam corretamente seus dejetos, sendo que 159 deles passaram a fazer o descarte correto, após o projeto “Fim dos Lixões”.

ASCOM/MPPB
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.